
Tereza Maria de Azevedo Pires Sério



Nota: Texto elaborado a partir de relatos encontrados na internet realizados pelas equipes do Comporte-se e artigo publicado no blog Análise do Comportamento e Cultura PUC-SP sob autoria de Angelo Sampaio, Rodrigo Caldas e Paula Bullerjhann.
"Tereza Maria de Azevedo Pires Sério apressava-se em dizer a todos aqueles que a conheciam pessoalmente que a chamassem de Téia. Nada de Dra. Maria Tereza, Dra. Téia, nem mesmo Maria Tereza. Simplesmente, Téia".
- Angelo Sampaio
"De forma prematura a análise do comportamento perdeu uma de suas grandes referências, dona de uma voz ativa e firme na produção científica sobre variabilidade comportamental, operações motivadoras, controle de estímulo, behaviorismo radical e metacontingências". ( 1 )
"Graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestrado em Psicologia Experimental pela USP e doutorado também pela PUCSP, Téia ajudou a instaurar o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Militante apaixonada pela abordagem, contribuiu fundamentalmente com a disseminação da Psicologia Comportamental em nosso país. Muitos dizem, até, que ela foi a pesquisadora brasileira que melhor conhecia a obra de Skinner". ( 2 )
"Mesmo com toda esta majestade, nunca perdeu a humildade e amabilidade para com os outros. é como disse o Ângelo Sampaio na citação acima. De fato, todos aqueles títulos e nomes não combinavam muito bem com a figura algo pequenina, emotiva e amável de Téia. Fundadora do curso de Pós-Gradução em Psicologia Experimental da PUC-SP, autora fundamental da Análise do Comportamento no Brasil.
O Grupo de Estudos, Discussão e Pesquisa Análise do Comportamento e Cultura da PUC-SP beneficiou-se imensamente da presença e da atuação de Téia, em cargos de coordenação, como professora, como membro de bancas, como colega, como participante de discussões, como autora, como exemplo". ( 3 )
"Portanto, ficou em nosso repertório a marca da competência, ética e paixão pela produção científica e atividade docente. No fácil e doce convívio, ficava clara a maestria na arte de modelar alunos, aprofundar discussões e tornar apaixonante o conhecimento da ciência.
Teve e tem para o grupo uma importância fundamental, participando ativamente e acompanhando todo o desenvolvimento da linha de pesquisa sobre análise do comportamento e cultura na PUC-SP". ( 1 )
Fontes:
1. Rodrigo Caldas em https://accultura.wordpress.com/2010/05/10/saudades-teia-tereza-maria-de-azevedo-pires-serio/
2. Equipe do Comporte-se, em https://www.comportese.com/2011/05/teia-saudades-ja-faz-um-ano-que-perdemos-uma-das-maiores-analistas-do-comportamento-brasileiras/
3. Angelo Sampaio em https://accultura.wordpress.com/2010/05/10/saudades-teia-tereza-maria-de-azevedo-pires-serio/